top of page
title.png

Nossa proposta

As tecnologias baseadas na luz e a fotônica respondem diretamente às necessidades da sociedade atual, fornecendo acesso à informação, promovendo o desenvolvimento sustentável e aumentando o bem-estar e o padrão de vida. 

 

E para comemorar o Dia Internacional da Luz 2021 (16/05/2021), o SPIE Student Chapter Recife elaborou um evento especialmente pensado para estudantes do ensino médio e de início de graduação. Foi um sucesso! Tivemos participação de muitos professores, estudantes de ensino médio e graduação. Ah, e também rolou um sorteio de 10 kits de óptica experimentais exclusivamente para professores.

O SPIE Student chapter é uma representação estudantil da SPIE, conheça mais.

CRIAR PONTES ENTRE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS

PERSPECTIVAS DE CARREIRAS NAS ÁREAS DE ÓPTICA E FOTÔNICA

MELHOR COMPREENSÃO DO QUE É CIÊNCIA 

spoiler: fazer ciência é massa!

CONHECIMENTOS  EXTRACURRICULARES

E APLICADOS NO DIA-A-DIA

INSPIRAR CARREIRAS CIENTÍFICAS

Oferecer perspectivas de carreiras nas áreas de óptica e fotônica.

1.png

" Usamos dispositivos ópticos frequentemente, mas raramente notamos porque os produtos de tecnologia óptica são embutidos nos equipamentos. Por exemplo, quando escutamos um CD, verificamos um preço no supermercado, ou fazemos uma ligação telefônica, utilizamos a luz. O estudo da luz e suas aplicações são objetivos da FOTÔNICA. Nessa palestra mostrarei a importância das pesquisas nesta área para nosso futuro."

4 (2).png

" O que é a luz? Como a humanidade a descreveu ao longo dos séculos? Afinal, é uma onda ou uma partícula? Nessa palestra, revisitaremos eventos históricos e os impactos dos avanços científicos envolvendo esse objeto de estudo com o passar do tempo. Refletiremos sobre os mistérios da luz que ficaram sem resposta durante anos, desde Isaac Newton até Albert Einstein, ressaltando o papel tão fundamental que a luz desempenhou no nosso entendimento da natureza."

CID B. DE ARAÚJO

DF - UFPE

LUCAS F. MELO

DF - UFMG

5.png

O Focalizando é um podcast produzido pelos estudantes do SPIE Student Chapter Recife. O objetivo é abordar temas relacionados à óptica, fotônica e de outras áreas da ciência de forma descontraída e acessível para o publico em geral.Neste episódio especial em comemoração ao Dia Internacional da Luz, também comemora-se um ano do podcast, e para essa ocasião especial convidamos alguns amigos dos Studentes Chapter Recife e Santa Catariana para abordamos alguns mitos, fake news e curiosidades a respeito da luz.

2 (2).png

"Nesta aula vamos estudar sobre lasers, um equipamento que surgiu na década de 60 e se tornou muito presente no nosso cotidiano. Eles são aplicados não só na pesquisa científica, mas também em áreas como comunicação, tratamentos estéticos, uso militar, medicina e tantas outras.  O objetivo é aprender como eles funcionam, como são classificados e quais as suas principais aplicações."

NATÁLIA R. MELO

DF - UFRPE

3 (2).png
3 (2).png

WALTER MARGULIS

RISE - Research Institutes

of Sweden

Playlist oficial do evento

bottom of page